1) Antes de mais nada, você precisa definir que tipo de cerimônia pretende fazer: tradicional, informal, divertida, temática , além de levar em consideração o horário (noturna, diurna). Isso ajudará você a focar melhor na escolha dos acessórios que irão compor o ambiente junto com as flores, como velas, plantas, etc.
2) Se você não entende muito do assunto, o ideal é contratar uma empresa de decoração que possa lhe auxiliar nas escolhas, evite o trauma do “o barato sai caro”.
3) Pesquise antes de contratar uma empresa especializada.
4) Ainda nas dicas das empresas, além de ver os álbuns e o site da floricultura, procure falar com casais atendidos pela empresa e faça visitas aos locais decorados para ter certeza da qualidade do serviço.
5) O local da recepção é 50% da decoração. Se você não pretende gastar muito, pesquise um salão que possua uma boa arquitetura, que disponibilize mesas e cadeiras.
6) flores da época são sempre a melhor opção. Verifique o seu mês de casamento e as flores da estação para não correr o risco de pagar caro por flores feias.
7) Dica extra: o buquê pode ser guardado na geladeira até a hora da cerimônia (na gaveta de verduras). Se ele ficar com você durante o making off, essa dica vai lhe servir muito bem.
8 ) Você pode deixar seu casamento cheio de simbologia pesquisando qual o significado das flores tanto do buquê quanto da decoração.
9) A decoração não compreende somente dos arranjos florais. Ela também envolve itens como toalhas, forminhas de doces, cardápios, louças, porta guardanapos, iluminação, porta retratos, etc. Você pode planejar uma decoração com uma identidade cheia de personalidade se prestar atenção em todos esses detalhes.
10) Se você tem pavor de arranjo murcho e pelado (aqueles com uma flor aqui, outra 30 centímetros além) uma dica é o arranjo de bolinha (aquele das flores espetadas em uma bola de isopor) ou buquezinhos. Não tem erro! =D